Prevenção

Ação de conscientização sobre a diabetes tem grande adesão da população

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Aposentada de 63 anos, Sonia Coelho, diagnosticada com a doença há 5 anos, necessita de tratamento diário para o controle da diabetes

Na manhã desta sexta-feira, quem circulou pela Praça Roque Gonzales, localizada em frente ao Complexo Hospitalar Astrogildo Azevedo, teve a oportunidade de checar a pressão arterial e realizar o exame de glicemia. Isso porque, a equipe do hospital em conjunto com o setor Hiperbárico e o Serviço de Oxigenoterapia Hiperbárica promoveu o projeto "Dia Mundial do Diabetes", com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença. 

Na oportunidade, as pessoas foram informadas sobre os riscos da doença e maneiras de identificá-la. De acordo com a gestora do Serviço de Oxigenoterapia Hiperbárica, Maria Aparecida Domingues Ferreira, o objetivo da ação é identificar pessoas que tenham maior pretensão em ter o diabetes. 

URI Santiago divulga seleção para professor na área de Medicina Veterinária

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 milhões de brasileiros têm a doença. Considerando uma população de 209,4 milhões, é possível considerar que cerca 6,2% da população brasileira é acometida pela doença.

Nesse caso, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa é que, em 2030, chegue-se a 21,5 milhões, conforme o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Paratletas daqui querem realizar travessia na Praia do Cassino

DIA MUNDIAL

A ação desta sexta contou com grande participação do público. A aposentada de 63 anos, Sonia Coelho, que foi diagnosticada com a doença há 5 anos, exalta iniciativas como a promovida:

- Eu acho a ação bastante importante porque, às vezes, é a oportunidade de as pessoas buscar ajuda. No caso da minha doença, seguir a orientação médica é mais importante que o tratamento, então sempre procuro participar.

No local, além da equipe de voluntários havia acompanhamento de médicas e nutricionistas.

Gabro Demais apresenta novo projeto no Treze de Maio nesta sexta-feira

A médica de família, Cenira Santi, que compõem o setor Hiperbárico do complexo hospitalar, explica que a ação facilita a realização dos testes como uma forma de descobrir alterações e medicar a tempo.

- A partir disso, a gente orienta sobre como prevenir a diabetes e a hipertensão. Nós sabemos que 40% das pessoas diabéticas não sabem, por isso esse gesto - conclui a médica.

A ação tem parceria de médicos e voluntários, e contou com o apoio da Cruz Vermelha de Santa Maria.(Colaborou Emanuely Guterres)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nove em cada 10 óbitos por Covid-19 em adultos jovens são de pessoas sem vacinação completa

Próximo

Ação para conscientizar comunidade sobre diabetes ocorre nesta sexta-feira

Saúde